Hierarquia de Palavras-Chave
Se consultarmos o dicionário à procura do significado do vocábulo “palavra-chave” rapidamente retemos duas ideias fundamentais: termo que sintetiza as ideias ou temas centrais de um texto; palavra que identifica determinado elemento ou o seu conteúdo.
No universo Lightroom, as palavras-chave têm um papel de destaque, servindo vários propósitos dentro do catálogo, sempre com o objectivo de nos facilitar a vida no momento de organizar e encontrar as nossas fotografias. Para além disso, as palavras-chave são fundamentais para todos os fotógrafos que disponibilizam as suas fotografias em bancos de imagem, uma vez que constituem a matéria-prima dos algoritmos de pesquisa dessas plataformas de comercialização. Para que possamos vender uma fotografia, os utilizadores têm primeiro de a encontrar e para a encontrar temos de as etiquetar com as palavras-chave correctas. Uma imagem fraca com boas palavras-chave tem mais hipótese de ser descoberta e vendida de que uma boa fotografia com poucas ou irrelevantes palavras-chave.
Seja por uma razão ou por outra, inserir palavras-chave é fundamental e, felizmente, o Lightroom tem boas ferramentas para nos ajudar nessa tarefa por vezes entediante.
Inserir palavras-chave
O objectivo deste artigo é mostrar-vos como podemos criar hierarquias entre as palavras-chave do nosso catálogo. Ainda assim, não custa nada relembrar alguns conceitos básicos de como atribuir palavras-chave às nossas fotografias.
No módulo Biblioteca, temos no painel do lado direito duas secções importantes: “Atrib. Palavras-chave” e “Lista palavras-chave”. Na primeira secção podemos introduzir as palavras-chave que quisermos à(s) fotografia(s) selecionada(s), bastando para isso digitar no campo de texto grande (ou na pequena linha que diz “Clique aqui para adicionar palavras-chave”) os termos, separados por vírgulas, que queremos associar.
Para exemplificar, vamos adicionar a uma fotografia que tirei no último workshop de paisagem natural na Serra da Estrela as seguintes palavras-chave: árvore, Covão d’Ametade, Fotonature, Serra da Estrela, Inverno, Paisagem, Workshop. Depois de as digitar na caixa de texto basta teclar Return/Enter e as palavras-chave ficam associadas à fotografia no catálogo do Lightroom. Nada mais simples!
Se repararem, no topo direito desta secção existe uma lista de valores que indica três opções:
- Inserir palavras-chave (selecionada por defeito)
- Palavras-chave e palavras-chave contidas
- Para exportação
Esta funcionalidade, que muitos nunca acederam, é fundamental para perceber a questão da hierarquia e o que vou dizer a partir daqui.
Vamos então escolher a opção “Para exportação”. Ao fazermos isso, a caixa de texto grande onde normalmente colocamos as palavras-chave fica trancada. Apenas a pequena linha abaixo nos permite colocar palavras-chave. Basicamente, ao selecionarmos esta opção estamos a pedir ao Lightroom que nos mostre as palavras-chave que vão ser exportadas com a foto. Como ainda não criamos qualquer hierarquia, a caixa de texto acima da linha de introdução vai-nos apenas mostrar as palavras-chave que adicionamos inicialmente.
Criar as hierarquias
Vamos então criar algumas palavras-chave com hierarquia. Usando a mesma fotografia, vamos adicionar mais algumas palavras-chave. O Covão d’Ametade fica na freguesia de Manteigas, por isso vamos adicionar esse termo. Vamos ainda adicionar “Guarda” (o distrito) e “Portugal” (o país). Já agora, o continente “Europa”.
Ao teclarmos Return/Enter as palavras-chave são adicionadas à fotografia tal como fizemos anteriormente. Até aqui, nada de novo.
Para criarmos a hierarquia vamos baixar à secção imediatamente abaixo com o título “Lista palavras-chave”. Nesta secção, podemos encontrar todas as palavras-chave já criadas, pesquisá-las na linha de topo para filtrar a lista apresentada e aceder às fotos marcadas com as referidas palavras-chave, clicando na seta que se encontra do lado direito do número que indica o total de fotografias com a referida palavra-chave.
Vamos então criar a seguinte hierarquia: Europa > Portugal > Guarda > Manteigas. Para isso, basta arrastar com o rato a palavra-chave “Manteigas” para cima de “Guarda”. Ao fazermos isso, cria-se uma relação de pai-filho entre “Guarda” e “Manteigas”. Vamos agora arrastar “Guarda” para cima de “Portugal” e depois “Portugal” para cima de “Europa”. Neste momento, conseguimos visualizar na lista de palavras-chave que Europa tem por baixo mais três níveis de palavras-chave.
Se voltarmos à nossa foto, nada está alterado a nível das palavras-chave atribuídas.
Vamos agora criar uma nova palavra-chave sem a atribuir a nenhuma imagem. Para isso basta clicar no “+” que se encontra no topo esquerdo da secção “Lista palavras-chave”. De igual forma, podemos editar uma palavra-chave duplo-clicando sobre a mesma.
Uma caixa de diálogo aparece onde podemos introduzir o nome da palavra-chave, os seus sinónimos e selecionar uma série de opções que dizem respeito à exportação da mesma. Para o nome vamos escolher “bétula”. Vamos adicionar alguns sinónimos e deixar selecionadas as opções de exportação, pois nós queremos que esta palavra-chave seja exportada juntamente com a fotografia, bem como todas as palavras-chave hierarquicamente superiores (as filhas nela contidas). Desta vez, queremos também exportar os seus sinónimos. No final da palavra-chave criada, arraste-se “bétula” para cima da palavra-chave “árvore” para criar uma hierarquia entre ambas, uma vez que bétula é um tipo de árvore.
Vamos agora ver a hierarquia em acção, bem como a questão dos sinónimos. Navegamos para a fotografia do lado que foi tirada na mesma altura, apenas com um enquadramento diferente. Vamos então atribuir palavras-chave. Como quero atribuir palavras-chave já existente posso-o fazer de várias maneiras:
- Arrastando a palavra-chave para cima da foto na secção central;
- Clicar com o botão direito e selecionar a opção de adicionar à foto selecionada;
- Clicar no “visto” na lista de palavras-chave antes da mesma;
- Escrever a palavra-chave nas caixas de texto da secção acima;
Há ainda outras maneiras de o fazer, basta que consultem o manual da aplicação para o descobrirem. Adicionemos as palavras-chave “bétula”, “Inverno” e “Manteigas”.
Se consultarmos agora a secção “Marcas de palavras-chave” vamos poder ver as três opções da lista da direita em acção:
- Inserir palavras-chave: Mostra-nos as três palavras-chave que introduzimos;
- Palavras-chave e palavras-chave contidas: Mostra-nos as três palavras-chave que adicionamos à fotografia e todas as suas superiores hierárquicas;
- Para exportação: À lista de palavras-chave da opção acima ainda junta os sinónimos que colocamos no termo “bétula”, pois dissemos que os sinónimos deviam ser incluídos na exportação.
Como podemos ver, embora só tenhamos introduzido 3 palavras-chave, se exportarmos esta foto vão aparecer 9. Fantástico, não é? E mesmo que não usemos as palavras-chave para exportar, elas vão estar sempre disponíveis no catálogo para as podermos pesquisar, usar em coleções inteligentes, enfim, organizar e procurar de forma mais eficiente as nossas fotografias.
A mesma palavra-chave com diferentes pais
Para terminar, vamos só ver a questão de termos uma mesma palavra-chave incluída em duas superiores-hierárquicas diferentes. Por exemplo, Vidoeiro, para além de uma árvore de folha caduca que podemos encontrar no Covão d’Ametade é também um rio que tem o seu percurso na Serra de Montemuro. Se a quisermos usar nestes diferentes contextos, como é que o Lightroom se porta? Bem, como sempre. Vamos então criar duas novas palavras-chave: “vidoeiro” e “rio”, uma vez que já temos árvore no nosso catálogo. Depois de as criarmos, arraste-se “vidoeiro” para cima de “rio”. Para criamos uma nova instância da palavra-chave “vidoeiro” dentro de “árvore” não podemos arrastar a primeira para cima da segunda, pois “vidoeiro” iria deixar de estar debaixo de “rio”. Em vez disso, clicamos com o botão direito em “árvore” e selecionamos a opção “Criar marca de palavra-chave dentro de “árvore”…
Neste momento conseguimos ver que temos “vidoeiro” debaixo de “árvore” e “rio”. Se agora tentarmos adicionar “vidoeiro” à nossa foto e começarmos a digitar o nome na linha de introdução de palavras-chave vemos que ele apresenta as duas opções.
Basta selecionarmos a opção “vidoeiro < árvore” para associarmos a palavra-chave correcta.
Espero que este artigo seja útil para o ajudar a melhorar ainda mais a qualidade do vosso catálogo. As palavras-chave são um elemento importante e que ajudam muito no momento de encontrar as fotografias que procuramos. Por isso, nunca deixem de as usar e, sempre que possível, adicionem-as logo no momento da importação das fotografias para o catálogo.
Boas fotos!
É um enorme prazer fazer parte desta equipa. Não tenho palavras para descrever e agradecer, ” O Formador depois de um estudo intenso envia-nos mais este grande pormenor, após tudo já ter terminado”. Realmente a mim, deixa-me muito orgulhoso pelo prazer desta partilha com a simplicidade da sua descrição. Muito obrigado Luís e um grande Abraço
Parabéns Luís Afonso, seu artigo é bastante claro. São dicas muito práticas. Um abraço brasileiro.
Grato pela oportunidade de poder estudar esta lição sobres palavras chave-Lightroom. Terei de voltar e ler com atenção.
Gostaria também de ter umas dicas sobre a organização das fotos.Por datas, por assuntos, quantos catálogos, etc. Ando sempre às voltas com esta problemática. Obrigado.