Perspectiva
Um blogue sobre fotografia, por Luís Afonso

Folhas de Carvalho Negral, margens do rio Teixeira

Galeria: Rota da Água e da Pedra


No passado fim-de-semana, desloquei-me ao centro/norte de Portugal, a uma zona plantada entre os rios Douro e Vouga que alguém decidiu baptizar de Montanhas Mágicas. Abrangendo as serras da Freita, Arada e Arestal, pertencentes ao maciço da Gralheira, e a serra do Montemuro, esta zona, que desconhecia, revelou-se uma verdadeira e boa surpresa. Uma surpresa suportada pelo conhecimento e acompanhamento apaixonado de alguém que conhece a região como ninguém e todo o seu riquíssimo património natural quando abordado do ponto de vista fotográfico. Falo-vos do João Cosme, líder de uma expedição fotográfica à Rota da Água e da Pedra, parte integrante das Montanhas Mágicas.

Raramente me encontram em eventos fotográficos na qualidade de participante, pois estou habitualmente tão ocupado em organizá-los que pouco tempo sobra para neles participar. Mas quando surgem boas oportunidades, como foi o caso deste passeio organizado por um dos mais respeitados fotógrafos de natureza de Portugal, não há que as deixar escapar.

Os meus critérios de participação em eventos deste tipo são simples, mas exigentes. É fundamental que reconheça em quem os lidera a capacidade de me encantar, seja pelo conhecimento invulgar dos locais a percorrer, seja pela qualidade do seu trabalho fotográfico e pela maneira como explora e apresenta sua visão.

É importante que a minha participação num passeio fotográfico deixe marcas no meu próprio percurso, que traga novas abordagens, novos conhecimentos e boas descobertas em são convívio.

E foi isso mesmo que se passou durante os dois dias que entre a Serra da Arada, o rio Teixeira, as Cascatas da Cabreia e da Filveda e toda a zona de Sever do Vouga, São Pedro do Sul e Vouzela passei com quem participou nesta expedição.

Os senhores da meteorologia lançaram o pânico nos dias que antecederam este fim-de-semana e muitas foram as pessoas que decidiram permanecer no lar. Mas ao fotógrafo de natureza, nada impele mais a saída do que estas condições adversas, propícias a registos verdadeiramente únicos. Por essa razão, incito todos os que amam verdadeiramente a natureza a saírem de casa nestas ocasiões (com o necessário cuidado), por forma a desfrutarem do seu temperamento mais forte e do que ela tem para nos oferecer nestas ocasiões. Estes momentos são ideais para produzir fotografias carregadas de emoção e dramatismo. Razões mais do que suficientes para fazer uma viagem de 3 horas entre Lisboa e Vouzela, entre ventos fortes, alguma chuva e muita promessa de neve a cotas baixas. O João, como líder desta expedição, soube motivar os participantes a continuar, a querer deixar os carros e andar em plena Serra da Arada coberta de neve – e a apanhar um forte nevão debaixo de rajadas de vento superiores a 80km/h -, a descer por entre terrenos por vezes escorregadios mas nunca perigosos, a ignorar a chuva miudinha que teimou em aparecer no fim do dia de sábado. A sua capacidade de organização, flexibilidade e rapidez com que adaptou o programa às condições atmosféricas, foram responsáveis pelo grande dia de sábado e pelos resultados obtidos por todos.

As fotografias que mostro abaixo apresentam a minha abordagem aos locais visitados, algumas vezes mais intima e nem sempre exemplificativa da beleza grandiosa dos sítios visitados. Representam a minha maneira de responder aos estímulos que tanto o património natural da Rota, como o próprio João Cosme, me transmitiram. São o resultado da minha leitura, mais ou menos artística, do mundo à minha volta.

Clique numa das imagens para abrir a galeria e depois navegue com as setas ou o rato

Como lembrava Edward Weston, “This then: to photograph a rock, have it look like a rock, but be more than a rock.

Obrigado ao João Cosme e aos que me acompanharam nestes dois dias por entre montanhas que são verdadeiramente mágicas. Aproveito para recomendar este passeio a todos. Estejam atentos ao facebook do João Cosme ou enviem um email para cosmefoto@gmail.com para receber mais informações.

Boas fotografias!

2 Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.